CONVITE: Seminários de História regional e local e Palestra

Seminários de História Regional e Local – “Culturas, Identidades e Memórias.” Segundo evento.
Os Seminários de História Regional e Local, idealizados na disciplina da graduação “História Regional e Local: metodologias e ensino”, promovido pela Coordenação dos Cursos de Graduação em História e pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História, configuram-se numa atividade – de extensão, pesquisa e ensino -, multidisciplinar, aberta à participação de docentes e discentes do ensino universitário e do ensino médio.
O diálogo que se pretende estabelecer tem como eixo as palestras de historiadores e demais cientistas sociais cujas pesquisas abordam as fontes documentais depositadas nos arquivos regionais mineiros e problematizam as muitas conformações dos espaços e territórios locais e regionais, suas culturas, identidades e memórias.
DIA: 02/03/2013
LOCAL: UFU – Santa Mônica (Anfiteatro 5O A)
HORÁRIO: 8h30-12h00
PÚBLICO ALVO: Docentes e discentes do ensino médio e universitário
INSCRIÇÕES NO LOCAL
HAVERÁ EMISSÃO DE CERTIFICADO
Palestra:
Negros em movimento: sentidos entrecruzados de práticas políticas e culturais – Uberlândia (1984 – 2000)
O trabalho versa sobre a atuação histórica de mulheres e homens negros na cidade de Uberlândia-MG nas décadas finais do século XX. Nos caminhos da pesquisa, busquei diferentes espaços que possibilitaram aos sujeitos investigados a (re)criação cotidiana de suas histórias e, nesse processo, percebi como forjavam variadas táticas ao lidarem com as discriminações raciais/sociais e as dificuldades econômicas vivenciadas por grande parte dos negros brasileiros durante séculos de história. A congada, o carnaval popular de rua e o movimento negro são práticas escolhidas neste estudo para se observar as ações dos negros nesta cidade, ou seja, os variados instrumentais de luta por espaço, valorização social e conquistas materiais.
FERNANDA SANTOS (UFU): Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). É membro do Laboratório de Pesquisa em Cultura Popular e Vídeo Documentário/DOCPOP/UFU. Tem pesquisas na área de movimentos negros, carnaval de rua e congada. Atua na área Técnica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
 
Coordenação geral: Profs. Florisvaldo Ribeiro Júnior e Mara Regina do Nascimento
Promoção: LEAH – INHIS/UFU
Contamos com sua presença!
Maiores informações:
(34)3239-4130 ramal 28
Esse post foi publicado em Pedidos de divulgação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s