UFU abre mais uma temporada de filmes gratuitos

Sessões acontecem às quintas-feiras, a partir das 17h

A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abre mais uma temporada do “Clube do Cinema”. O projeto tem como objetivo valorizar e divulgar produções cinematográficas com conteúdo cultura.

As exibições acontecem às quintas-feiras, a partir das 17h, no anfiteatro da Biblioteca do campus Santa Mônica da UFU. As sessões são gratuitas e qualquer pessoa pode participar.

A seleção das obras é baseada em ciclos temáticos mensais, de modo a proporcionar maior integração entre universitários, professores e aumentar o interesse de toda a comunidade por filmes artísticos do circuito alternativo.

Esta edição apresenta boa parte da obra do cineasta Stanley Kubrick. Fotógrafo, radical, (in)moral, excêntrico, ousado, anárquico, pensador, esteta, rebelde, perfeccionista, fundador e  transgressor. Alguém que filmava o que queria e quando queria, que não se encaixava na estética de Hollywood. Nunca foi omisso, nunca fez um filme que não dissesse alguma coisa. Completo; combinava conhecimento técnico de alto nível com inteligência literária e instinto de showman. O artista deixou um legado para o cinema e a cultura ocidental.

 

Programação:

Dia 25/04: Nascido Para Matar (Full Metal Jacket)

EUA – 1987 – Drama – 1h57

Sinopse: Um sargento (R. Lee Ermey) treina de forma fanática e sádica os recrutas em uma base de treinamentos, na intenção de transformá-los em máquinas de guerra para combater na Guerra do Vietnã. Após serem transformados em fuzileiros navais, eles são enviados para a guerra, quando lá chegam se deparam com seus horrores.

 

Dia 02/06: O Iluminado (The Shining)

Reino Unido – 1980 – Suspense – 2h22

Sinopse: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornando cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo em que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

 

Dia 09/06: Barry Lyndon

Reino Unido – 1975 – Drama – 3h03

Sinopse: No século XVIII, Barry (Ryan O’Neal), um aventureiro irlandês, transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade. Se junta ao exército para logo em seguida tornar-se espião e traidor. Seu principal objetivo é chegar até a aristocracia através do casamento. Ele consegue, mas após um breve período de felicidade, um triste destino o aguarda.

 

Dia 16/06: Laranja Mecânica (A Clockwork Orange)

Reino Unido/EUA – 1971 – Drama/Ficção Científica – 02h18

Sinopse: No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinqüentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

 

Dia 23/06: 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey)

Reino Unido/EUA – 1968 – Ficção Científica – 02h21

Sinopse: Desde a “Aurora do Homem” (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderada pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

 

Dia: 30/06 Lolita

Reino Unido – 1962 – Drama – 02h32

Sinopse: Erudito professor universitário britânico vai trabalhar nos Estados Unidos e lá fica tão obcecado por uma ninfeta de 14 anos que casa com sua mãe, para estar próximo dela. Porém, quando a esposa morre atropelada ele acredita ser o momento adequado para seduzir a enteada, mas algo acontece que pode prejudicar seus planos.

 

fonte: http://www.dirco.ufu.br/node/3923

Esse post foi publicado em Pedidos de divulgação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s