Cineclube Cultura – Março

Cineclube Cultura

março  2014

 Mulheres

Março de mulheres no Cineclube Cultura. Todas elas substantivas, como nos versos da poeta Elisa Lucinda “ O enredo/ a gente sempre todo dia tece/o destino aí acontece:/o bem e o mal/tudo depende de mim/sujeito determinado da oração principal”.

 Dia 15 – sábado

Chico Buarque – À flor da pele (Brasil, 2005)

Direção de Roberto de Oliveira

Com Chico Buarque, Caetano Veloso, Nara Leão, Francis Hime

O filme trata da temática feminina na obra de Chico Buarque. Gravado em Paris, Chico revela que ainda é muito curioso quanto ao universo feminino e que, apesar de se esforçar, nunca vai conseguir entender as mulheres. Canções importantes de Chico tendo as mulheres como tema e declarações sensíveis sobre a alma feminina são alguns dos assuntos deste filme. Cor, 96 min.

Trailer: http://youtu.be/tNe3HqZiyyw

 Dia 16 – domingo

A fonte das mulheres (La source des femmes, Bélgica, Itália, França, 2011)

Direção de Radu Mihaileanu

Com Leïla Bekhti, Hafsia Herzi, Hiam Abbass, Saleh Bakri

O filme do diretor romeno Radu Mihaileanu é ambientado em uma pequena vila entre o norte da África e o Oriente Médio. A situação deste local, assombrado pela seca, o desemprego e a corrupção das autoridades, obriga as mulheres a realizarem o trabalho pesado e a serem oprimidas pelos maridos, usando as tradições mulçumanas como justificativa. Enquanto os maridos levam uma vida no ócio, as mulheres levam baldes d’água nas costas, ladeira acima, ladeira abaixo, em estradas de muitas pedras, e grávidas, perdem seus filhos. Depois de um novo aborto de uma delas, a jovem Leila (Leïla Bekhti), a única que sabia ler, se rebela e convoca todas as mulheres a se juntarem a ela numa greve de sexo, procurando forçar os homens a se encarregam de levar a água para a aldeia e a se mexerem para resolver os problemas de infraestrutura do povoado. Cor, 135 min.

Trailer Cannes : http://youtu.be/CioYYscwWoM

Site oficial: http://www.lasourcedesfemmes.com/

 Dia 22 – sábado

Todas as mulheres do mundo (Brasil, 1966)

Direção e roteiro de Domingos Oliveira

Com Leila Diniz, Paulo José, Flávio Migliaccio, Joana Fomm

Trajetória do jornalista Paulo (Paulo José), bom vivant, que vive paquerando as belas mulheres das praias cariocas. Certo dia, esse sedutor profissional acaba encontrando o verdadeiro amor ao conhecer a jovem professora Maria Alice (Leila Diniz). A partir daí, ele enfrenta o dilema de desistir de todas as mulheres do mundo para viver com uma só. P/b, 86 min.

Trailer: http://youtu.be/PQVCDCBDYuI

 Dia 23 – domingo

Pina (Pina, Alemanha, França, Reino Unido, 2011)

Direção de Wim Wenders

Com Pina Bausch, Regina Advento, Malou Airaudo, Ruth Amarante

O filme é um espetáculo de dança e teatro que evidencia os detalhes, formas e cores do trabalho da coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009). É estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa. Num recorte vigoroso de imagens e emoções, Wim Wenders, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, conduz o espectador por uma viagem sensorial pelo espetáculo. Pina Bausch é considerada uma das coreógrafas mais importantes do século 20, sua trajetória marcou uma ruptura com a dança, revolucionando-a enquanto forma de expressão. Além de apresentar os grandes números da companhia de Pina, o documentário contém depoimentos dos principais bailarinos da companhia. Cor, 103 min.

Trailer: http://youtu.be/CNuQVS7q7-A

Site oficial: http://www.wim-wenders.com/movies/movies_spec/pina/pina.htm

 Dia 29 – sábado

Frances Ha (Frances Ha, EUA, 2012)

Direção de Noah Baumbach

Com Greta Gerwig, Mickey Sumner, Adam Driver, Michael Esper

O diretor Noah Baumbach, que dirigiu A Lula e a Baleia (2005), já exibido no Cineclube, ressurge agora com uma adorável comédia dramática filmada em preto e branco. Frances, interpretada pela atriz Greta Gerwig, que também assina o roteiro junto com o diretor, tem 27 anos e estuda numa companhia de balé na esperança de ser uma profissional. Trata-se, enfim, de uma sonhadora sem grana, cuja amizade por Sophie (Mickey Sumner) é aparentemente inabalável. Um dia, a amiga avisa que vai sair do Brooklyn, onde elas dividem um apartamento, e se mudar para Manhattan. Frances, porém, consegue um canto na casa de dois amigos. Baumbach segue a protagonista por um caminho de erros escorado no humor e na melancolia, encontrados nas esquinas de uma Nova York ora solidária, ora solitária. Por seus papos verborrágicos, Frances parece saída de um filme de Woody Allen. A homenagem à nouvelle vague marca presença sobretudo na insólita passagem da personagem por Paris. P/b, 86 min.

Trailer: http://youtu.be/4EmU4vSL8jQ

Site oficial: http://www.franceshamovie.com/

 Dia 30 – domingo

As praias de Agnès (Les plages d´Agnès, França, 2008)

Direção de Agnès Varda

Com Agnès Varda, André Lubrano, Blaise Fournier, Rosalie Varda, Mathieu Demy

“Se você abrir uma pessoa, irá achar paisagens. Se me abrir, encontrará praias”. É assim que Agnès Varda apresenta seu filme. Através das praias, ela atualiza seu passado, a infância em Bruxelas, a juventude no Mediterrâneo, para onde sua família se mudou durante a Segunda Guerra, o período como fotógrafa, o casamento com o cineasta Jacques Demy, o feminismo, as viagens. Com entrevistas, fotografias, reportagens e trechos de suas obras, tudo empregado como uma espécie de álbum de família, Varda monta um ensaio sobre sua vida e obra. Uma tentativa exploratória e aberta de compreender retrospectivamente as formas em que sua vida e seu cinema evoluíram juntos, de maneira indissociável, organicamente. Cor, 110 min.

Trailer: http://youtu.be/7xBOQtG_FJA

Site oficial: http://cine-tamaris.fr/

  Horário: 20 horas

Local: Sala Roberto Rezende – Oficina Cultural

            Pça. Clarimundo Carneiro, 204 – Bairro Fundinho

            Entrada Franca

 

Esse post foi publicado em Pedidos de divulgação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s