Atenção:
O Prof. Alcino Eduardo Bonella recomenda a leitura do livro: “O Maior bem que podemos fazer” de Peter Singer (nova tradução do novo livro de Peter Singer sobre o altruísmo eficaz.)
Algumas citações:
“O altruísmo eficaz é para pessoas com origens muito diversas e para pessoas que, embora vivam em sociedades ricas não ganham mais, e, por vezes, até ganham menos do que o rendimento médio da sua sociedade. Ao darem, por exemplo, 10% dos seus rendimentos a instituições de beneficências eficazes, podem salvar vidas, curar a cegueira ou marcar uma enorme diferença nas vidas de pessoas que podem viver com um rendimento que é, em poder de compra, equivalente a 1 ou 2% do rendimento médio nos EUA”. (Singer)
Peter Singer prevê que haverá uma massa crítica de altruístas eficazes e nessa altura já não parecerá estranho que uma pessoa veja “o maior bem que posso fazer” como um importante objetivo de vida. “Se o altruísmo eficaz se popularizar, é de esperar que alastre de forma mais rápida, uma vez que se perceberá então que é fácil fazermos muitas coisas boas e, por isso, sentirmo-nos melhor com a nossa vida. O aparecimento dessa massa crítica dependerá da disposição das pessoas do mundo inteiro para adotarem um novo ideal ético: fazer o maior bem que puderem”. (Singer)
Inclui-se no altruísmo eficaz a possibilidade do ativismo político e militância social em favor dos pobres: vejam no artigo o caso de Pernambuco.
O altruísmo eficaz é um modo de bem viver e um ingrediente para um sentido para a vida mais abrangente.
http://www.oribatejo.pt/2016/04/19/o-maior-bem-que-podemos-fazer-por-peter-singer/
Mais sobre o altruísmo eficaz no site altruismoeficaz.com.br
Aqui o manual do altruísmo eficaz: https://altruismoeficaz.com.br/2016/03/07/o-manual-do-altruismo-eficaz/